A MASSA PRODUTO(RA) DA CULTURA DO CANCELAMENTO NA ERA DA PÓS-VERDADE

  • Samara Sousa Diniz Soares PUC Minas
  • Lucas Lopes Campos Ferreira PUC Minas
  • Millene Viana dos Santos PUC Minas
Palavras-chave: cultura do cancelamento, massa, internet, pós-verdade, psicologia

Resumo

Ao transformar o fenômeno grupal de exclusão do divergente em uma cultura marcada pela produção discursiva violenta, rápida e desterritorializada, a cultura do cancelamento tem convocado os pesquisadores sociais a entenderem a massa que, de forma recursiva, é produto e produtora desse movimento. A emergência e frequência do fenômeno e as poucas publicações sobre o tema são pontos de desafio e oportunidade para seu estudo. Via revisão de literatura, este artigo objetiva sistematizar e analisar o conhecimento acadêmico produzido sobre essa massa considerando os atravessamentos recursivos do contexto digital e da era da pós-verdade na relação estabelecida entre os indivíduos que a compõem. Valendo-se de uma perspectiva psicossocial de caráter exploratório, este artigo tem caráter interdisciplinar ao unir debates de diferentes áreas. A revisão de literatura ajudou a identificar algumas características dessa massa paradoxal que demonstra sua íntima relação e coprodução com o contexto atual, bem como demonstrou a necessidade de novas pesquisas, visto que o foco dos pesquisadores tem recaído mais sobre os aspectos do movimento em si (sua origem, seu conceito e sua operacionalização), ficando em segundo plano quem movimenta o fenômeno no nível individual e coletivo. 

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Biografia do Autor

Samara Sousa Diniz Soares, PUC Minas

Mestra em Psicologia pela PUC Minas. Atua como professora no Ensino Superior e em curso profissionalizante.

Lucas Lopes Campos Ferreira, PUC Minas

Graduando de Psicologia - PUC Minas. E-mail: lucaslopescf2020@gmail.com

Millene Viana dos Santos, PUC Minas

Graduanda de Psicologia - PUC Minas. E-mail: milleneviana1908@gmail.com

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Publicado
26-12-2023
Como Citar
Soares, S. S. D., Ferreira, L. L. C., & Santos, M. V. dos. (2023). A MASSA PRODUTO(RA) DA CULTURA DO CANCELAMENTO NA ERA DA PÓS-VERDADE. Sapere Aude, 14(28), 618-639. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n28p618-639
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER