VAZIOS DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO

Narcisismo, melancolia e corpo

Palavras-chave: Ação, Sentido, Dor, Melancolia, Liberdade

Resumo

O texto aborda o tema do suicídio, considerado por Albert Camus como crucial, convocando à reflexão sobre a condição humana na contemporaneidade. Destaca a exposição sem precedentes da mente humana a afetações externas, tempestades de informações e imagens em um mundo interconectado. A crescente fragilidade das saídas contemporâneas é apontada, sendo necessário retomar a reflexão cuidadosamente. Duas abordagens cruciais para entender o suicídio são a melancolia e os processos narcísicos primário e secundário. A melancolia, relacionada à perda do objeto de desejo, desencadeia um sofrimento profundo, enquanto os processos narcísicos destacam a importância do desenvolvimento saudável do ego e das relações interpessoais. A desconstrução da família nuclear e a transferência de responsabilidades para instituições geram vazios, manifestando-se em psicopatologias. Em um mundo digitalizado, a objetividade é questionada, e a resistência à dor é desconsiderada. A espiritualidade é explorada em diferentes direções, enquanto a relação entre razão e desrazão destaca a transformação da loucura na modernidade. O texto propõe uma reflexão sobre as dores e vazios em um mundo que parece esquecer os sentidos da existência humana, convocando à exploração das brechas da subjetividade e da liberdade individual em busca da ética e da verdadeira experiência humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

René Armand Dentz, PUC-MINAS

Bacharel e Licenciado em Filosofia UFJF; Mestre em Filosofia PUC-Campinas; Doutor em teologia pela FAJE; Pós-Doutorado em Teologia pela PUC-Rio; Pós-Doutorado em Teologia pela Université de Fribourg (Suisse); Professor da PUC-MINAS; Psicanalista. E-mail: dentz@hotmail.com.

 

Referências

BIRMAN, Mal-estar na atualidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
BIRMAN, Joel. O sujeito na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

FOUCAULT, Michel. A História da Loucura na Idade Clássica (1961). 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 4: As Confissões da Carne. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FREUD, S. Contribuições para uma Discussão sobre o Suicídio. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
FREUD, S. Luto e Melancolia. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969
FREUD, S. Sobre a Psicopatologia da Vida Cotidiana. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud (Vol. 6, pp. 167-183). Rio de Janeiro: Imago, 1901/1969.
FREUD, S. Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1915/2014.
Publicado
11-07-2024
Como Citar
Dentz, R. A. (2024). VAZIOS DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO. Sapere Aude, 15(29), 145-155. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2024v15n29p145-155
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER