UMA VIDA DE APARÊNCIA E LUXO
Uma análise schopenhaueriana da obra A Morte de Ivan Ilitch de Liev Tolstói
Resumo
Esta proposta de pesquisa objetiva correlacionar a obra A Morte de Ivan ILitch do russo Liev Tolstói com o pensamento filosófico de Arthur Schopenhauer e sua interpretação sobre a morte nos capítulos dos suplementos ao livro quatro da obra O Mundo como Vontade e Representação. O cotidiano do personagem Ivan Ilitch expõe tal problemática, um indivíduo que a princípio se mostra acostumado com seu ciclo social, trabalhava, jogava Vint com os amigos, frequentava bailes com sua esposa e filhos, sem pensar que um dia morreria.
Downloads
Referências
TOLSTÓI in ORLANDI, Enzo (1972). Tolstói. Coleção Gigantes da literatura universal. 1ª Ed. Verona: Editorial Verbo.
TOLSTÓI, Liev (2020). A Morte De Ivan Ilitch. Trad. Lucas Simone. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Autofágica.
SCHOPENHAUER, Arthur (2015). O Mundo como Vontade e como Representação, segundo tomo: Suplementos aos quatro livros do primeiro tomo. Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. 1ª Ed. São Paulo: Editora UNESP.
MACHADO, B. M. (2016). A vaidade em Paul Rée: uma questão entre Nietzsche e Schopenhauer. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 7(1), 84–104. https://doi.org/10.5902/2179378633753
ELTZBACHER, Pablo. El cristianismo anarquista de Leon Tolstoi. Difunde: Confederación Sindical Solidaridad Obrera. 2011.
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.