A CONTRADIÇÃO DA MORALIDADE DO SUICÍDIO EM SÊNECA
Resumo
Nesta comunicação aponto as contradições presentes na obra Cartas a Lucílio, de Sêneca, quando é trabalhado, na Carta 70, argumentos que favorecem uma noção de moralidade para o suicídio. De forma objetiva, fundamentado nos ensinamentos presentes na Carta 71, que exprimem muitas noções da filosofia estoica, demarco os pontos com as quais Sêneca se contradiz ao valorizar o suicídio e ressalto suas concepções estoicas ao redor da virtude, do sábio e da filosofia.
Downloads
Referências
MARQUES. B. F. O hábito de morrer com honra: uma leitura do estoicismo de Sêneca. Monografia (Graduação em Filosofia) – Faculdade de Filosofia, PUC-Minas. Belo Horizonte, p. 40. 2023.
SENECA. Lúcio Aneu. Cartas a Lucílio. Tradução, prefácio e notas de J.A. Segurado e Campos. 2. ed. PUC-RS, 2004.
STOCK, George. O estoicismo. Tradução de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2022.
TASCA, Mariana Goron. A boa morte nas Cartas a Lucílio de Sêneca. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.