A insatisfação com as margens do rio

  • Audemaro Taranto Goulart PUC Minas

Resumo

Palestra proferida no Convite ao Pensar

Este texto focaliza o conto “A terceira margem do rio”, de Guimarães Rosa, na perspectiva do que consiste a inserção dos indivíduos na sociedade. Feita através da chamada troca de mulheres, tal como colocado na antropologia de Lévi-Strauss, essa inserção dá origem ao patriarcado de onde deriva todo o processo de imposição do masculino. Quer-se ver, pois, o texto rosiano como a possibilidade de uma “terceira margem” nesse procedimento, com o que se poderia pensar na reversão do sistema patriarcal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Audemaro Taranto Goulart, PUC Minas
Possui graduação e licenciatura em Letras Anglo-germânicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1963-1964), Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente, é professor titutlar nos cursos de graduação e de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Crítica Literária, Literatura e Filosofia e Literatura Comparada.

Referências

FREUD, S. "Totem y tabú y otras obras". In: FREUD, S. Obras completas. Tradução José L. Strachey. Buenos Aires: Amorrortu editores, 1993, v. 13.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. Tradução Chaim Salmuel Kaltz e Eginardo Pires. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1973.

MlTCHEL, Juliet. Psicanálise e feminismo: Freud, Reich, Laing e a mulher. Tradução Ricardo Britto Rocha. Belo Horizonte: lnterlivros, 1979.

ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978.

SANTIAGO, Silviano (Org.). Glossário de Derrida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

Publicado
05-07-2013
Como Citar
Goulart, A. T. (2013). A insatisfação com as margens do rio. Sapere Aude, 4(7), 465-476. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5496
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: CONVITE AO PENSAR/INVITATION TO THINK