O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão do texto responde, dentro do prazo determinado, a uma "Chamada para publicação". Somente são consideradas as submissões realizadas dentro do prazo estipulado nas "Chamadas para publicação", publicadas na seção Notícias
  • O texto é o único submetido pelo(a) autor(a) para publicação no presente volume. Cada autor(a) pode submeter apenas um texto por volume.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O (a) autor(a) está ciente de que, antes de ser submetido à avaliação por pares, o texto passará pela avalicação editorial, que determinará se o texto atende às Condições para submissão e às Diretrizes para autores, para, então, encaminhá-lo aos pares.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA CONTRAPONTO

1. Os originais de artigos não devem exceder a 15 (quinze) páginas e serão entregues digitados em computador, com margens superior e inferior de 3 cm e esquerda e direita de 2 cm, em espaço 1,5, na letra Times New Roman nº 12, no programa Microsoft Word.

2. Após o título, deve vir o nome do autor, seguido de número 1, o qual deve ser repetido no rodapé, seguido de indicação da instituição de origem do autor, por extenso.

3. Deve vir em seguida o resumo do trabalho, contendo entre 100 (cem) e 200 (duzentas) palavras, na letra Times New Roman nº 10, espaço simples, acompanhado de até 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto, sendo em maiúscula a primeira letra.

4. No final do texto, antes das referências, deve vir outro resumo, em uma língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), acompanhado de até 5 (cinco) Keywords, ou Mots-clés ou Palabras-claves, conforme a língua estrangeira escolhida, dentro da mesma orientação.

5. O padrão editorial obedecerá às prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com especial destaque para o que se segue.

5.1. Citações bibliográficas curtas (até três linhas) são inseridas no texto, entre aspas. Citações longas (mais de três linhas) devem constituir parágrafos independentes, digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte do mesmo tipo (Times New Roman) e de nº 10, sem aspas.

5.2. Todas as citações devem seguir-se do sobrenome do autor, ano da publicação e número da página, entre parênteses. (Ex.: MARTINS, 1994, p. 15). O ponto final deve ser inserido de acordo com a citação.  Se a citação termina em ponto final, esta deverá conter o ponto antes das aspas. Exemplo: “...todo processo de seleção deverá ser imparcial.” (CARVALHO, 1977, p. 15). Caso a frase não termine em ponto, ou seja, mencionou-se apenas parte da frase, o ponto deverá vir depois da citação da referência.  Exemplo: “como conquistar um emprego” (CARVALHO, 1977, p. 81).

5.3. No caso de várias citações da mesma obra, da mesma edição, deve-se indicá-las apenas pelo número das páginas, após explicação, em nota de rodapé, de que se trata da mesma obra e da mesma edição.

5.4. As notas de rodapé devem ser evitadas mas, se necessárias, devem restringir-se a comentários e/ou observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações, que não devam ser incluídas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura. Devem ser colocadas na parte inferior da página e iniciar-se com a chamada numérica recebida no texto, sem parágrafo. Devem ser digitadas com fonte Times New Roman n. 10, espaço simples entre as linhas, sem espaço para separá-las entre si. O número que indica a nota deve vir depois da pontuação que fecha a frase.

5.5. As referências devem vir no final do texto, em ordem alfabética a partir do sobrenome do autor, com espaço simples entre as linhas e sem espaço entre si. Títulos de livros e periódicos devem vir em negrito, sem itálico.

5.6. Os itálicos devem ser usados apenas, no corpo do texto, para palavras em língua estrangeira, reservando-se as aspas para qualquer outro destaque.

5.7. As epígrafes devem vir em letra normal (Times New Roman), fonte 10, espaço simples, sem aspas, seguidas de indicação de autor entre parênteses,  data e página.

5.8. Os elementos essenciais que compõem as referências estão listados abaixo e deverão ser digitados conforme os exemplos:

a. Livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título. Edição. Local: Editora, data. páginas.

b. Capítulos de livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro. Edição (ex.: 3.ed.). Local de publicação: Editora, data. Número do capítulo (se tiver), páginas inicial-final do capítulo.

c. Artigos de periódicos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Título do periódico, local, volume (v.), número (n.), páginas inicial e final do artigo, mês e ano.

d. Artigos de anais de congressos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. In: NOME DO CONGRESSO (em caixa alta), Número do congresso, ano em que foi realizado, local onde foi realizado. Título da publicação. Local da publicação: editora, data. páginas inicial e final do artigo.

e. Referências de formato eletrônico: indicação idêntica ao formato convencional, acrescentado de: Disponível em <endereço eletrônico>.  Para documentos on line, acrescentar ainda: Acesso em dia, mês, ano.

f. Quando houver mais de uma publicação do mesmo autor, repetir o sobrenome e o nome na referência seguinte.

g. Quando a referência for de parte de obra (conto, capítulo de livro, etc.), sendo o livro todo do mesmo autor, nome e sobrenome de autor entram na referência da parte da obra e na referência do título da obra; os títulos de partes de obras devem vir em letra normal.

Ex.: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro. Edição. Local: Editora, data. Página inicial e final.

h. No final dos intertítulos necessários não deve haver pontuação (a menos que seja ponto de interrogação ou exclamação).

i. Nos títulos das obras só devem ser usadas letras maiúsculas no início da primeira palavra e em nomes próprios. Isso vale, também, para obras em línguas estrangeiras.

j. No caso de obras organizadas, indicar normalmente pelo Sobrenome e nome do organizador, seguidos de Org., entre parênteses;

k. No caso de citações incompletas, indicar a sua interrupção por [...].

l. Outros tipos de publicações devem seguir as normas da ABNT.

6. A Comissão Editorial reserva-se o direito de alterar os originais com o fim de condicioná-los a essas e outras normas de seu padrão editorial.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE RESENHAS NA REVISTA CONTRAPONTO

1. Serão aceitos originais de resenhas de livros publicados há, no máximo, 3 (três) anos.

2. Os originais das resenhas não devem exceder a 5 (cinco) páginas e deverão ser entregues digitadas em computador, na letra Times New Roman nº 12, no programa Microsoft Word.

3. Devem iniciar-se com sobrenome e nome do autor da obra resenhada, seu título (em negrito), local da edição, editora, data de publicação e número de páginas, bem como outros dados necessários para identificação, se houver.

4. Em seguida devem vir nome do autor da resenha e indicação da instituição a que pertence, entre parênteses, por extenso.

5. O padrão editorial obedecerá às prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Pede-se especial atenção para:

5.1. Citações bibliográficas curtas (até três linhas) são inseridas no texto, entre aspas. Citações longas (mais de três linhas) devem constituir parágrafos independentes, digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte do mesmo tipo e de nº 10, sem aspas.

5.2. Todas as citações devem seguir-se do sobrenome do autor, ano da publicação e número da página, entre parênteses. Ex.: (MARTINS, 1994, p. 15). O ponto final da citação deve vir após o final da frase, antes, portanto, do parêntese contendo a referência, a não ser no caso das citações de até três linhas, inseridas no texto, quando não terminam o parágrafo.

5.3. As notas de rodapé devem ser evitadas mas, se necessárias, devem restringir-se a comentários e/ou observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações, que não devam ser incluídas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura. Devem ser colocadas na parte inferior da página, iniciar-se com a chamada numérica recebida no texto, sem parágrafo e ser digitadas com fonte nº 10, espaço simples entre as linhas, sem espaço para separá-las entre si.

5.4. Todos os títulos de obras devem vir em negrito e sem itálico, sendo em maiúscula apenas a primeira letras e as dos nomes próprios. Títulos de contos, poemas, capítulos e outras partes de livros devem vir em letras normal, entre aspas.

Linguística

Insira aqui a política desta seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.