O pensamento fenomenológico na educação geográfica: caminhos para uma aproximação entre cultura e ciência / Phenomenological thinking in geographic education: an approach for roads between culture and science

  • David Emanuel Madeira Davim Istituto de Geociencias da Unicamp e Grupo de Pesquisa - Fenomenologia e Geografia, do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da FCA/Unicamp
  • Eduardo José Marandola Junior Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp (Campus de Limeira)

Resumo

Com a intensão de responder à demandas do contexto contemporâneo e seus desafios, principalmente no campo científico, que coloca em cheque sua credibilidade de discurso e sua posição de autoridade diante da produção do conhecimento, nos propomos, com este artigo, a pensar novas alternativas à educação básica, sobretudo à prática do ensino em ciências humanas, destaque maior para a educação geográfica. Para viabilizar esta reflexão nos utilizaremos de uma perspectiva humanista-fenomenológica, que nas últimas décadas reapareceu como uma alternativa epistemológica a este contexto aparentemente fluido, proporcionado pela pós-modernidade que se apresenta. Esta perspectiva humanista na Geografia ressurge no contexto epistemológico contemporâneo como um colaborador em potencial para a superação desta condição apriorística, racional e universalista que ainda orienta o pensamento geográfico atual.

Palavras-chaves: Fenomenologia; Geografia Humanista; Educação; Cultura e Ciência.

Abstract

With the intention of reply to the demands of the contemporary context and its challenges, mainly in the scientific camp, which puts in check their credibility speech and his position of authority on the production of knowledge, we propose, with this work, to think of new alternatives basic education, especially in the practice of teaching in the human sciences, most prominent for School Geography. To enable this reflection we will use in a humanist-phenomenological perspective, which reappeared in recent decades as a coherent epistemological alternative to this seemingly fluid context provided by that postmodernity is presented. This humanist perspective in Geography resurfaces in contemporary epistemological context as a potential contributor to overcoming this a priori, rational and universal that still guides the current geographical thought condition.

 

Keywords: Phenomenology; Humanist Geography; Education; Culture and Science.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Emanuel Madeira Davim, Istituto de Geociencias da Unicamp e Grupo de Pesquisa - Fenomenologia e Geografia, do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da FCA/Unicamp
Possui graduação em Geografia, licenciatura plena e bacharelado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, (FCT-UNESP) Campus de Presidente Prudente (2002-2006). Possui curso de especialização lato sensu relacionado ao ensino em Geografia pelo programa Redefor desenvolvido pela FCT-UNESP de Presidente Prudente (2011-2013), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência profissional no ensino (básico), produção de recursos didáticos, reformulação curricular e formação de profissionais da educação. Desenvolveu pesquisa na área de Geografia (em articulação com demais Ciências Humanas), com ênfase em Geografia Humana, Geografia Crítica, Geografia Humanista e Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e espaço, epistemologia, Teoria da Educação, Fenomenologia, História, Etno-História, Etnografia Indígena, Formação Étnica e Territorial, História do Pensamento Geográfico e Antropologia Cultural. Atualmente é mestrando do curso de Geografia do Instituto de Geociências (IG) da UNICAMP, tendo por linha de investigação: Epistemologia em Geografia, Geografia Humanista e Filosofia Contemporânea.
Eduardo José Marandola Junior, Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp (Campus de Limeira)
Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2002 e 2003) e Doutorado em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é Professor (MS3) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp (campus de Limeira), onde coordena o Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR), do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) e o Curso de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA). É editor da revista eletrônica Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (UFF/CNPq). É lider do Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia (FCA/Unicamp) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Métodos Mistos e Análises Multiníveis (FCA/Unicamp). Tem trabalhado principalmente com a abordagem fenomenológica, discutindo ontologia, epistemologia e literatura, em busca de abordagens teórico-metodológicas da interdisciplinaridade contemporânea. Interessa-se também pela interface dos estudos urbanos, ambientais e populacionais, em especial mobilidade urbana, riscos e vulnerabilidade e experiência metropolitana nos processos de mudanças ambientais.
Publicado
14-11-2016