O pensamento fenomenológico na educação geográfica: caminhos para uma aproximação entre cultura e ciência / Phenomenological thinking in geographic education: an approach for roads between culture and science
Resumo
Com a intensão de responder à demandas do contexto contemporâneo e seus desafios, principalmente no campo científico, que coloca em cheque sua credibilidade de discurso e sua posição de autoridade diante da produção do conhecimento, nos propomos, com este artigo, a pensar novas alternativas à educação básica, sobretudo à prática do ensino em ciências humanas, destaque maior para a educação geográfica. Para viabilizar esta reflexão nos utilizaremos de uma perspectiva humanista-fenomenológica, que nas últimas décadas reapareceu como uma alternativa epistemológica a este contexto aparentemente fluido, proporcionado pela pós-modernidade que se apresenta. Esta perspectiva humanista na Geografia ressurge no contexto epistemológico contemporâneo como um colaborador em potencial para a superação desta condição apriorística, racional e universalista que ainda orienta o pensamento geográfico atual.
Palavras-chaves: Fenomenologia; Geografia Humanista; Educação; Cultura e Ciência.
Abstract
With the intention of reply to the demands of the contemporary context and its challenges, mainly in the scientific camp, which puts in check their credibility speech and his position of authority on the production of knowledge, we propose, with this work, to think of new alternatives basic education, especially in the practice of teaching in the human sciences, most prominent for School Geography. To enable this reflection we will use in a humanist-phenomenological perspective, which reappeared in recent decades as a coherent epistemological alternative to this seemingly fluid context provided by that postmodernity is presented. This humanist perspective in Geography resurfaces in contemporary epistemological context as a potential contributor to overcoming this a priori, rational and universal that still guides the current geographical thought condition.
Keywords: Phenomenology; Humanist Geography; Education; Culture and Science.
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.