ENSINO REMOTO EMERGENCIAL:
o olhar sob a ótica dos professores da rede básica de educação brasileira
Resumo
O Ensino Remoto Emergencial (ERE) aconteceu devido ao aumento de casos de contaminações por coronavírus, visto que foi necessária a adaptação das aulas presenciais ao ambiente digital, como forma de prevenção à Covid-19. Este estudo, que se trata de uma revisão bibliográfica integrativa, teve como objetivo conhecer a visão dos professores da educação básica a respeito dessa modalidade de ensino, tal como seus desafios, aprendizados obtidos, ferramentas utilizadas e métodos aplicados. Foram utilizadas as bases de dados Portal de Periódicos Capes, LILACS, Pepsic, Index psi, Scielo e Educ@, de onde foram selecionados 11 artigos que relataram sobre o assunto. Foram mencionados fatores positivos nas áreas de recursos tecnológicos, metodologias de ensino, comportamento dos estudantes e questões pessoais dos docentes, assim como foram encontradas diversas dificuldades descritas nos mesmos campos, as quais foram superadas com os esforços pessoais dos docentes. A partir das informações encontradas, concluiu-se que, apesar dos problemas acarretados por ele, o ERE abriu novos horizontes para o âmbito educacional e resultou em diversos aprendizados, entre os quais podem-se citar a reflexão da prática pedagógica e a busca por novos conhecimentos.
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