AS COMPETÊNCIAS DA BNCC E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as possibilidades de ensino a partir do que preconizam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as tendências pedagógicas no processo de ensino/aprendizagem da educação básica brasileira. Buscamos enfatizar que, para o professor, o processo de ensino exige uma preparação elaborada e complexa que vai além dos conteúdos abordados em sala de aula, que envolvem um estudo do currículo, das normas e leis escolares, juntamente com as tendências pedagógicas, para garantir uma aprendizagem significativa e de qualidade para os alunos. Para a elaboração deste artigo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico sobre as Tendências Pedagógicas Liberais e Progressistas, os autores Silva (2018), Apolinário, Tarragó e Ferst (2021), baseando-se nas importantes leis do país como a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN (1997-2013) e o Plano Nacional de Educação - PNE (2014) que reconhecem, em seus artigos, a necessidade da elaboração da BNCC para sistematizar os conteúdos básicos que os alunos da educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio possuem como direito no processo de aprendizagem que deve acontecer, simultaneamente, em todas as escolas públicas e privadas do Brasil.
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