Paradigma emergente: um novo desafio

  • Marilda Aparecida Behrens PUC Paraná
  • Daniela Gureski Rodrigues PUC Paraná
Palavras-chave: Paradigmas. Educação. Ação docente.

Resumo

A presente pesquisa buscou compreender como propor uma ação docente doprofessor universitário através de referências teóricos que caracterizem umaformação para uma prática educativa com paradigmas inovadores. Assim buscou-secomo objetivo analisar os paradigmas educacionais e sua influência na educação,justificando a validade de optar por paradigmas inovadores no contexto educacionale compreender a influência dos paradigmas inovadores na prática pedagógica.Tomou-se como problema: Como propor uma ação docente do professoruniversitário por meio de referências teóricos que caracterizem uma formação parauma prática educativa com paradigmas inovadores?. Para tanto, se fez uso daabordagem qualitativa optando pela pesquisa-ação. Este processo investigativoocorreu durante 11 encontros de pesquisa sobre os Paradigmas Educacionais naPrática Pedagógica, de um programa de Stricto Sensu, de uma Universidade degrande porte do Paraná Curitiba. Foram pesquisados 20 sujeitos da formaçãocontinuada todos professores de diversas áreas do conhecimento que atuam oupretendem atuar como docentes universitários. Todos os participes passaram porum processo investigativo no qual realizaram diversas atividades coerentes aosparadigmas inovadores, podendo assim refletir sobre suas ações como docentes.Dessa maneira entende-se que os paradigmas inovadores são o caminho para umaeducação de qualidade que propicie uma formação de indivíduos críticos ereflexivos, no entanto, estes paradigmas ainda são um desafio para grande partedos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Aparecida Behrens, PUC Paraná
Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973),Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior da PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras.Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Participa de uma REDE de Pesquisa em Formação de professores num paradigma da complexidade, da PUCPR com a Universidade do Porto e com a Universidade de Lisboa incluindo outros quatro grupos de pesquisa brasileiros.
Daniela Gureski Rodrigues, PUC Paraná
Possui graduação em pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é educadora da Prefeitura Municipal de Curitiba. Cursa pós graduação em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores e sustentáveis na Universidade Federal do Paraná. Atua como Tutora presenical pela UAB ( Universidade Aberta do Brasil) no curso de Especialização em Gestão Municipal.
Publicado
25-03-2015
Seção
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS