Paradigma emergente: um novo desafio
Palavras-chave:
Paradigmas. Educação. Ação docente.
Resumo
A presente pesquisa buscou compreender como propor uma ação docente doprofessor universitário através de referências teóricos que caracterizem umaformação para uma prática educativa com paradigmas inovadores. Assim buscou-secomo objetivo analisar os paradigmas educacionais e sua influência na educação,justificando a validade de optar por paradigmas inovadores no contexto educacionale compreender a influência dos paradigmas inovadores na prática pedagógica.Tomou-se como problema: Como propor uma ação docente do professoruniversitário por meio de referências teóricos que caracterizem uma formação parauma prática educativa com paradigmas inovadores?. Para tanto, se fez uso daabordagem qualitativa optando pela pesquisa-ação. Este processo investigativoocorreu durante 11 encontros de pesquisa sobre os Paradigmas Educacionais naPrática Pedagógica, de um programa de Stricto Sensu, de uma Universidade degrande porte do Paraná Curitiba. Foram pesquisados 20 sujeitos da formaçãocontinuada todos professores de diversas áreas do conhecimento que atuam oupretendem atuar como docentes universitários. Todos os participes passaram porum processo investigativo no qual realizaram diversas atividades coerentes aosparadigmas inovadores, podendo assim refletir sobre suas ações como docentes.Dessa maneira entende-se que os paradigmas inovadores são o caminho para umaeducação de qualidade que propicie uma formação de indivíduos críticos ereflexivos, no entanto, estes paradigmas ainda são um desafio para grande partedos docentes.Downloads
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Publicado
25-03-2015
Seção
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
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