SUICÍDIO: UMA ESCOLHA EXISTENCIAL FRENTE AO DESESPERO HUMANO
Palavras-chave:
Suicídio, Psicologia Existencial-Humanista, Psicologia Hospitalar
Resumo
A presente monografia se constituiu como um estudo bibliográfico acerca da temática do suicídio. Para a elaboração da mesma, utilizou-se de livros e artigos científicos. Objetivou-se compreender a atuação do psicólogo Existencial-Humanista, no contexto hospitalar, com pessoas que tentaram o autoextermínio. Expôs-se a forma como essa abordagem compreende o suicídio, uma vez que cada teoria compreenderá esse fenômeno de maneira singular. Discutiu-se a atuação do psicólogo Existencial-Humanista, no contexto hospitalar, com relação ao suicídio, ressaltando a atuação desse profissional com a pessoa que tentou o autoextermínio, com a família desse e com a equipe de saúde (enfermeiros, médicos, psicólogos etc.). Considerou-se relevante a discussão traçada acerca da atuação da equipe de saúde com esses pacientes, visto que, em muitos casos, a tentativa de suicídio é considerada um insulto à equipe de saúde, que é treinada para salvar vidas e se depara com uma pessoa que não deseja mais viver. As considerações finais apontam para uma insuficiência de discussões, no meio hospitalar, acerca da percepção do ato suicida. Percebeu-se também que as razões que justificam o suicídio ou sua tentativa interferem na aceitação e compreensão do ato, tanto na família quanto na equipe de saúde. Em relação ao trabalho do psicólogo Existencial-Humanista, notou-se que esse é de fundamental importância, visto que, espera-se que a sua atuação esteja para além do orgânico/físico, compreendendo a pessoa como um todo, como um ser de possibilidades e em constante processo de desenvolvimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-2016
Como Citar
SILVA, K. DE F. A. DA; ALVES, M. A.; COUTO, D. P. DO. SUICÍDIO: UMA ESCOLHA EXISTENCIAL FRENTE AO DESESPERO HUMANO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 1, n. 2, p. 184 - 203, 1 dez. 2016.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.