NAS VEREDAS DA REPETIÇÃO: OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO EM PSICANÁLISE

  • Elizabeth Fátima Teodoro Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Mardem Leandro Silva PUC Minas Arcos
  • Daniela Paula do Couto Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-5315-4087
Palavras-chave: Psicanálise, Cinema, Transmissão, Repetição

Resumo

A pesquisa “A arte imita a vida: articulações entre psicanálise e cinema”, financiada pela FAPEMIG em 2016 que deu origem ao presente artigo partiu de um questionamento que buscava potencializar a aprendizagem dos conceitos psicanalíticos em alunos da graduação em Psicologia. Objetivou-se estudar os quatro conceitos fundamentais da psicanálise – inconsciente, transferência, pulsão e repetição – por meio da extração de passagens cinematográficas que pudessem funcionar como modelos conceituais em movimento. Neste artigo, devido à necessidade de um recorte, optou-se apresentar os resultados da pesquisa no que se refere ao conceito de repetição. Os métodos utilizados foram a investigação teórica, o método clínico e a análise fílmica. Depreendeu-se que o conceito de repetição pode ser classificado em um conceito clínico que se articula diretamente com o conceito teórico de pulsão. Assim, verificou-se uma dimensão tanto teórica quanto clínica dos conceitos fundamentais. Além disso, ao investigar o conceito esbarrou-se na necessidade de pesquisar conceitos auxiliares como compulsão, resistência e recalque, que foram articulados a recortes cinematográficos, na tentativa de demonstrar a efetividade do cinema como ferramenta na transmissão de conceitos psicanalíticos dentro da universidade. Concluiu-se que a utilização de métodos extraclasse que contemplam as tecnologias de sua época como o cinema, podem se tornar importantes ferramentas pedagógicas para a transmissão eficaz da psicanálise em um curso de graduação, visto que possibilita aos alunos realizar o exercício de uma escuta diferenciada constituída pelo processo clínico de desmontagem e montagem de diferentes cenas e narrativas com vistas à produção de novos sentidos.

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Biografia do Autor

Elizabeth Fátima Teodoro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Enfermeira graduada pelo UNIFOR/MG. Graduanda em Psicologia, pela UEMG/Divinópolis. Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica Divinópolis. Mestranda em Psicologia, na linha de pesquisa “Conceitos Fundamentais e Clínica Psicanalítica: Articulações”, pela UFSJ. 

Mardem Leandro Silva, PUC Minas Arcos

Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Psicologia, na linha de pesquisa Conceitos Fundamentais e Clínica Psicanalítica, pela Universidade Federal de São João del-Rei. Doutorando em Psicologia, na linha de pesquisa “Conceitos Fundamentais em Psicanálise e Investigações no Campo Clínico e Cultura”, pela UFMG. Professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Arcos e no Curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Acadêmica Divinópolis. 

Daniela Paula do Couto, Universidade do Estado de Minas Gerais
Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Psicologia, na linha de pesquisa Conceitos Fundamentais e Clínica Psicanalítica, pela Universidade Federal de São João del-Rei. Doutoranda em Psicologia, na linha de pesquisa “Conceitos Fundamentais em Psicanálise e Investigações no Campo Clínico e Cultura”, pela UFMG. Professora no Curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Acadêmica Divinópolis.

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Publicado
07-03-2018
Como Citar
TEODORO, E. F.; SILVA, M. L.; COUTO, D. P. DO. NAS VEREDAS DA REPETIÇÃO: OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO EM PSICANÁLISE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 3, n. 5, p. 449-465, 7 mar. 2018.