RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E DEPRESSÃO EM MULHERES: REVISÃO NARRATIVA
Palavras-chave:
Depressão, Relacionamento interpessoal abusivo, Terapia Cognitivo-Comportamental, ViolênciaResumo
Este trabalho tem como tema a relação entre violência psicológica e depressão em mulheres que tiveram um relacionamento interpessoal abusivo. Tal fato geralmente acontece advindo dos parceiros íntimos dessas mulheres. O objetivo geral do artigo é compreender como os relacionamentos abusivos contribuem para o surgimento de casos de depressão em mulheres que foram abusadas e como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode contribuir para o tratamento. Para tanto, foi feita uma revisão narrativa de literatura nas bases Lilacs, Pubmed e Scielo e a combinação dos descritores “TCC”, “depressão”, “relacionamentos abusivos”, “depressão em mulheres”, “relacionamentos violentos” e “violência contra a mulher”. A partir da literatura avaliada foram encontrados indicativos de que um relacionamento abusivo pode contribuir no surgimento de doenças como a depressão. Álcool e ciúmes são citados como os principais fatores desencadeadores de abuso. Alguns estudos apontam características da mulher que sofre abuso e entre elas estão pensamentos negativos, dificuldades em lidar com as emoções e autoestima prejudicada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-09-12
Como Citar
SILVA, Paula Coaglio de Miranda; ASSUMPÇÃO, Alessandra Almeida. RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E DEPRESSÃO EM MULHERES: REVISÃO NARRATIVA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 102–115, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18408. Acesso em: 26 ago. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.