A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM TRANSTORNO DE PÂNICO: DA TEORIA À PRÁTICA
Resumo
O transtorno de pânico é um distúrbio de ansiedade que possui a terapia cognitivo-comportamental (TCC) como alternativa de tratamento. Assim, o presente artigo visa compreender, a partir de uma revisão teórica, como essa opção terapêutica é capaz de viabilizar a cura ou diminuição significativa dos sintomas de pessoas com o respectivo diagnóstico. Dessa forma, foi possível esclarecer como as bases teóricas da TCC funcionam na prática do processo psicoterapêutico, identificar como é feito o tratamento da teoria à prática e realizar uma análise comparativa entre a estrutura das sessões de diferentes terapeutas cognitivos. Os conceitos de ansiedade e transtorno do pânico foram pontuados para possibilitar o posterior esclarecimento da estrutura terapêutica.
Downloads
Referências
ÁVILA, Andressa Celente de; ANDRETTA, Ilana. Exposição Interoceptiva para Redução da Ansiedade no Tratamento do Transtorno do Pânico. Revista de Psicologia da IMED, v. 6, n. 1, p. 33-39, Jan.-Jun. 2014.
Barlow, D. H. Manual clínico dos transtornos psicológicos: Tratamento passo a passo. (4. ed.). Porto Alegre: Artes Médicas, 2009.
CLARK, David; BECK, Aaron. Terapia Cognitiva para os Transtornos de Ansiedade: Tratamentos que Funcionam: Guia do Terapeuta. Artmed; 5. ed, Jul. 2011.
CLARK, David; BECK, Aaron. Vencendo a Ansiedade e a Preocupação com a Terapia Cognitivo-Comportamental: Tratamentos que Funcionam: Manual do Paciente. Artmed; 5. ed, Jul. 2011.
MANFRO, Gisele Gus et al. Terapia cognitivo-comportamental no transtorno de pâni-co. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 30, supl. 2, p. s81-s87, Out. 2008. Disponível em:
RANGE, Bernard. Tratamento cognitivo-comportamental para o transtorno de pânico e agorafobia: uma história de 35 anos. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 25, n. 4, p. 477-486, Dez. 2008. Disponível em:
Copyright (c) 2022 Amanda Mota de Oliveira, Danúbia Godinho Zanetti

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.