VirtuaJus, ISSN 1678-3425
QUALIS B1
IDENTIFICADOR DIGITAL:
O Digital Object Identifier (DOI) da VirtuaJus é:
NORMAS GERAIS DE PUBLICAÇÃO
Apresentação
A Revista VirtuaJus da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil, com fluxo contínuo desde 2016 e publicação semestral, classificada como B1 no QUALIS (Plataforma Sucupira/CAPES - Brasil), tem por finalidade veicular trabalhos acadêmico-jurídicos e áreas afins que possam contribuir para o aprimoramento da reflexão interdisciplinar em bases críticas.
Critérios para Seleção de Artigos
Para publicação serão avaliadas: a originalidade, a pertinência do artigo ao tema proposto pela comissão editorial, a qualidade da metodologia científica utilizada, assim como a adequação às normas editoriais adotadas pelo periódico. Todos os textos serão submetidos à revisão técnica. O teor do conteúdo e a exatidão das citações serão de inteira responsabilidade dos autores.
Modalidades de Trabalhos Aceitos
A revista aceitará artigos inéditos nas seguintes línguas: espanhol, francês, inglês, italiano e português. Os textos devem corresponder às seguintes categorias:
Instruções para Publicação de Trabalhos
Para a submissão dos artigos, torna-se necessário que cada autor possa se cadastrar na plataforma de periódicos da PUC Minas e realizar a Submissão online.
A confirmação da submissão pode ser feita pelo seguinte e-mail: virtuajus.pucminas@gmail.com.
Os artigos de autores convidados podem ser enviados apenas por e-mail.
PREPARAÇÃO DO TEXTO
Os textos devem ser digitados em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12 (apenas a inicial da primeira palavra do título será em letra maiúscula), espaçamento simples entre as linhas, configuração da página com formatação de 3,0 cm para a margem superior e 2,0 cm para a inferior; 3,0 cm para a margem esquerda e 2,0 cm para a direita, em papel A4 (210 x 297 mm), orientação “retrato”. Páginas numeradas, incluindo a do título no canto inferior direito.
As referências de autor, ano de publicação e página devem constar no corpo do texto ou seja, todas as citações inseridas no texto deverão ser acompanhadas da referência (Autor, data e número da página) da obra da qual foi extraída. Por exemplo: (Bobbio, 1992, p. 90).
O recurso “nota-de-rodapé” do Word só deverá ser utilizado em casos relevantes que não caibam na sequência lógica do texto; As referências bibliográficas completas deverão ser listadas no final de cada artigo.
Devem constar da primeira página: a) título do trabalho; b) nome dos autores; c) titulação acadêmica e filiação institucional de cada autor, assim como o e-mail para contato; d) resumo, abstract, palavras-chave e keywords.
As resenhas de livros devem conter: nome do livro, cidade, editora, número de páginas, nome do autor e do tradutor.
As resenhas de dissertações e teses devem conter: título; nome do autor (incluindo em nota de rodapé sua titulação e filiação institucional, assim como endereço e e-mail para contato).
Para as resenhas não se pede o resumo do texto nem as palavras-chave.
Resumo e Palavras-Chave
Os resumos devem conter entre 250 e 350 palavras, com 4 palavras-chave.
CITAÇÕES
1. Citações livres:
Devem vir acompanhadas do sobrenome do autor e data da publicação entre parênteses. Ex.: (Derrida, 2007). Obs: Havendo duas ou mais obras citadas do mesmo autor e ano, indicar, após a data, a letra “a” para a primeira e a letra “b” para a segunda citação, e assim sucessivamente. Ex.: (Ross, 2003a) – (Ross, 2003b).
2. Citações textuais:
Citações curtas (até três linhas) são inseridas no texto, acompanhadas do sobrenome do autor, data da publicação e página, entre parênteses. Citações longas (mais de três linhas) devem constituir um parágrafo independente, recuado a 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto, espaço simples e sem aspas, acompanhadas do sobrenome do autor, data da publicação e página, entre parênteses. Exemplo: (Derrida, 2007, p. 10)
3. Citação de fonte secundária (quando inevitável): no corpo do texto, citar autores e datas dos dois textos (exemplo: Montaigne, apud Derrida, 2007, p. 25).
REFERÊNCIAS
Referências bibliográficas devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome. A lista de referências deve seguir o modelo dos exemplos abaixo, em consonância com as normas da ABNT, conforme Manual Normalização de Artigos Científicos disponibilizado pela Biblioteca da PUC Minas.
1. Livros
1.1 Um autor
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social e outros escritos. Tradução Rolando Roque da Silva. São Paulo: Cultrix, 1999.
PLATÃO. As Leis. Tradução e notas e introdução de Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 1999.
REALE, Miguel. Pluralismo e Liberdade. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Expressão e Cultura,1998.
1.2 Dois autores
MILES, Tiya; HOLLAND, Sharon P. (eds). Crossing Waters, Crossing Worlds: The African Diaspora in Indian Country. Durham: Duke University Press, 2006.
2. Capítulos de livros
BELTRÃO, Maria. Métodos em arqueologia. In: HEGENBERG, Leônidas; SILVA, Marilúze Ferreira de Andrade e. (Org.). Métodos. 2. ed. São Paulo: EPU, 2005 Cap. 11, p. 91-100.
3. Artigo de Periódico
3.1. Um autor
MARQUES, Bonifácio. Filosofia e cultura. Revista brasileira de filosofia, São Paulo, v.2, n.6, p.10-21, out-dez. 2001.
TROPIA, Ulysses Roberto Lio. A semântica de “epos” no tempo patrístico. Horizonte – revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p. 106-128, dez. 2006.
3.2. Dois autores
TUCK, Eve; YANG, Wayne. Decolonization Is Not a Metaphor. Decolonization: Indigeneity, Education & Society 1, no. 1 (2012): Available in: https://jps.library.utoronto.ca/index.php/des/article/view/18630/15554.
4. Em Formato Eletrônico
RODRIGUES, Carla. Antígona: Lei do singular, lei no singular. Sapere Aude. [online]. 2012, v.3 n.5 Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/3500. Acesso em 23 Ago. 2012.
5. Dissertação
MATTOS, Paulo Henrique Reis de. A concorrência sucessória deferida ao cônjuge supérstite. 2014. 195 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Direito, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Direito_Mattos PHR_1.pdf. Acesso em: 19 Nov. 2014.
6. Codificação
BRASIL. Código civil. 8. ed. Lei no. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Atualizada até 29/07/2015. Brasília: Edições Câmara, 2015.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.
UNITED STATES OF AMERICA. The Constitution of the United States of America. Washington DC: US Senate, 1787. Available in: https://www.senate.gov/civics/resources/pdf/US_Constitution-Senate_Publication_103-21.pdf..
7. Abreviações
As abreviações, em sua primeira aparição, devem indicar a que nome, por extenso, correspondem no texto. Em seguida, não se deve repetir o nome por extenso. Exemplo: Crítica da Razão Pura: CRP.
Para obter mais informações acerca da formatação de artigos científicos, consulte o Manual disponibilizado pela biblioteca da PUC Minas.
Apreciação pelos Editores Associados
Os trabalhos apresentados serão avaliados pelos Editores Associados, que os encaminhará a consultores ad hoc, a seu critério. A Comissão reserva-se o direito de apontar exigíveis correções nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da revista. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos. Os originais, mesmo quando não aproveitados, não serão devolvidos. Em caso de aceitação com indicação de alterações, os trabalhos deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 20 dias.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos submetidos à revista serão avaliados conforme procedimento detalhado na página Processo de Avaliação por Pares.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
VirtuaJus, ISSN 1678-3425
QUALIS B1
IDENTIFICADOR DIGITAL:
O Digital Object Identifier (DOI) da VirtuaJus é:
A Revista VirtuaJus está sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.