A IMPORTANCIA DA REFLEXÃO DIALÓGICA NA COMPREENSÃO E NA MATERIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CURRICULARES

Autores

  • Thiago Luiz dos Santos Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Palavras-chave:

Currículo. Sociologia do Currículo. Prática Pedagógica. Educação. Teoria Pedagógica.

Resumo

Neste artigo procurar-se-á o entendimento das práticas curriculares não como uma realidade axiomática de transmissão de conhecimentos e valores, mas sim em sua perspectiva crítica, na qual o currículo é entendido como um campo de conflitos, de poder, de possibilidades e de fomento da cidadania. Para isso explicitar-se-á referenciais históricos e teóricos acerca das práticas curriculares e sua materialização Pretende-se refletir de forma dialógica e dialética acerca da importância do currículo na prática pedagógica no resgate da formação de sujeitos plenos, éticos e cientes do seu papel enquanto agentes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Luiz dos Santos Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Doutorando em Educação pela PUC Minas. Mestre em Educação pela PUC. Atualmente professor do Departamento de História da PUC Minas.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS