A IMPORTANCIA DA REFLEXÃO DIALÓGICA NA COMPREENSÃO E NA MATERIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CURRICULARES
Palavras-chave:
Currículo. Sociologia do Currículo. Prática Pedagógica. Educação. Teoria Pedagógica.Resumo
Neste artigo procurar-se-á o entendimento das práticas curriculares não como uma realidade axiomática de transmissão de conhecimentos e valores, mas sim em sua perspectiva crítica, na qual o currículo é entendido como um campo de conflitos, de poder, de possibilidades e de fomento da cidadania. Para isso explicitar-se-á referenciais históricos e teóricos acerca das práticas curriculares e sua materialização Pretende-se refletir de forma dialógica e dialética acerca da importância do currículo na prática pedagógica no resgate da formação de sujeitos plenos, éticos e cientes do seu papel enquanto agentes sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).