A IMPORTANCIA DA REFLEXÃO DIALÓGICA NA COMPREENSÃO E NA MATERIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CURRICULARES

Authors

  • Thiago Luiz dos Santos Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Keywords:

Currículo. Sociologia do Currículo. Prática Pedagógica. Educação. Teoria Pedagógica.

Abstract

Neste artigo procurar-se-á o entendimento das práticas curriculares não como uma realidade axiomática de transmissão de conhecimentos e valores, mas sim em sua perspectiva crítica, na qual o currículo é entendido como um campo de conflitos, de poder, de possibilidades e de fomento da cidadania. Para isso explicitar-se-á referenciais históricos e teóricos acerca das práticas curriculares e sua materialização Pretende-se refletir de forma dialógica e dialética acerca da importância do currículo na prática pedagógica no resgate da formação de sujeitos plenos, éticos e cientes do seu papel enquanto agentes sociais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Thiago Luiz dos Santos Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Doutorando em Educação pela PUC Minas. Mestre em Educação pela PUC. Atualmente professor do Departamento de História da PUC Minas.

Issue

Section

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS