A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA AFETIVA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA CEGA: Possibilidades e Desafios do Ato Educativo

Autores

  • Natália Karen Braga de Assis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Palavras-chave:

Pedagogia afetiva. Educação. Criança cega

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a importância da pedagogia afetiva para o interesse do aluno cego em relação à educação e às facilidades que podem ser proporcionadas no processo de ensino-aprendizagem, assim como também observar o olhar dessa criança sobre a sua realidade. Busca-se entender os princípios nos quais se baseia esse processo, o que se sabe sobre ele, como a educação afetiva contribui para a aprendizagem da criança que está sendo alfabetizada, como o profissional da educação pode trabalhar a afetividade para melhor desempenho dessa criança, as consequências de uma afetividade deficiente, os perigos das rotulações desse indivíduo, como é a aceitação da família e como ela age diante dos desafios. A escola pesquisada trouxe contribuições significativas à presente pesquisa. Constatamos que a escola deve ser preocupar em propiciar um ambiente que seja afetivo, para ser um meio social de transformação, com experiências de autoconhecimento e de busca por interações mais profundas com o outro, melhorando o convívio social, bem como o processo de ensino ao educando.

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Biografia do Autor

Natália Karen Braga de Assis, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

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RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC