A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA AFETIVA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA CEGA: Possibilidades e Desafios do Ato Educativo

Authors

  • Natália Karen Braga de Assis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Keywords:

Pedagogia afetiva. Educação. Criança cega

Abstract

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a importância da pedagogia afetiva para o interesse do aluno cego em relação à educação e às facilidades que podem ser proporcionadas no processo de ensino-aprendizagem, assim como também observar o olhar dessa criança sobre a sua realidade. Busca-se entender os princípios nos quais se baseia esse processo, o que se sabe sobre ele, como a educação afetiva contribui para a aprendizagem da criança que está sendo alfabetizada, como o profissional da educação pode trabalhar a afetividade para melhor desempenho dessa criança, as consequências de uma afetividade deficiente, os perigos das rotulações desse indivíduo, como é a aceitação da família e como ela age diante dos desafios. A escola pesquisada trouxe contribuições significativas à presente pesquisa. Constatamos que a escola deve ser preocupar em propiciar um ambiente que seja afetivo, para ser um meio social de transformação, com experiências de autoconhecimento e de busca por interações mais profundas com o outro, melhorando o convívio social, bem como o processo de ensino ao educando.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Natália Karen Braga de Assis, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Issue

Section

RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC