A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO FRENTE A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: estratégias e desafios no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Deficiência Visual. Pedagogo. Estratégias. Formação. Aprendizagem.Resumo
A presente pesquisa apresenta os resultados obtidos na pesquisa bibliográfica e de campo e conceituam as características e especificidades da deficiência visual, a importância da formação do pedagogo e como se dá sua atuação em sala de aula frente às pessoas com deficiência visual. Dessa forma, descrevemos um apanhado histórico sobre o processo dessas pessoas em sociedade, abordando seus desafios para a inclusão e as definições estabelecidas para a deficiência visual na perspectiva de vários autores. A pesquisa traz também algumas estratégias que proporcionam uma aprendizagem significativa para nossos educandos, visando amenizar o estigma de alunos que não aprendem, que não podem se desenvolver potencialmente e de crianças incapazes. Em seguida, destacamos qual o papel do pedagogo dentro de uma sala de aula inclusiva ou especial, demonstrando quais as competências necessárias para atuar junto às crianças com deficiência. O estudo mostra quais os processos de aprendizagem que possibilitam ao educando com deficiência visual desenvolver suas potencialidades alcançando o sucesso escolar e pessoal. Foi realizado um paralelo entre duas escolas, uma inclusiva e outra especial,identificando em qual delas os alunos com deficiência visual obtém maior desenvolvimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-19
Edição
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).