A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO FRENTE A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: estratégias e desafios no Ensino Fundamental

Autores

  • Daniela Ferraz do Carmo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC

Palavras-chave:

Deficiência Visual. Pedagogo. Estratégias. Formação. Aprendizagem.

Resumo

A presente pesquisa apresenta os resultados obtidos na pesquisa bibliográfica e de campo e conceituam as características e especificidades da deficiência visual, a importância da formação do pedagogo e como se dá sua atuação em sala de aula frente às pessoas com deficiência visual. Dessa forma, descrevemos um apanhado histórico sobre o processo dessas pessoas em sociedade, abordando seus desafios para a inclusão e as definições estabelecidas para a deficiência visual na perspectiva de vários autores. A pesquisa traz também algumas estratégias que proporcionam uma aprendizagem significativa para nossos educandos, visando amenizar o estigma de alunos que não aprendem, que não podem se desenvolver potencialmente e de crianças incapazes. Em seguida, destacamos qual o papel do pedagogo dentro de uma sala de aula inclusiva ou especial, demonstrando quais as competências necessárias para atuar junto às crianças com deficiência. O estudo mostra quais os processos de aprendizagem que possibilitam ao educando com deficiência visual desenvolver suas potencialidades alcançando o sucesso escolar e pessoal. Foi realizado um paralelo entre duas escolas, uma inclusiva e outra especial,identificando em qual delas os alunos com deficiência visual obtém maior desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Daniela Ferraz do Carmo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2015). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Colégio Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação

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Publicado

2016-08-19

Edição

Seção

RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC