A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO FRENTE A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: estratégias e desafios no Ensino Fundamental

Authors

  • Daniela Ferraz do Carmo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC

Keywords:

Deficiência Visual. Pedagogo. Estratégias. Formação. Aprendizagem.

Abstract

A presente pesquisa apresenta os resultados obtidos na pesquisa bibliográfica e de campo e conceituam as características e especificidades da deficiência visual, a importância da formação do pedagogo e como se dá sua atuação em sala de aula frente às pessoas com deficiência visual. Dessa forma, descrevemos um apanhado histórico sobre o processo dessas pessoas em sociedade, abordando seus desafios para a inclusão e as definições estabelecidas para a deficiência visual na perspectiva de vários autores. A pesquisa traz também algumas estratégias que proporcionam uma aprendizagem significativa para nossos educandos, visando amenizar o estigma de alunos que não aprendem, que não podem se desenvolver potencialmente e de crianças incapazes. Em seguida, destacamos qual o papel do pedagogo dentro de uma sala de aula inclusiva ou especial, demonstrando quais as competências necessárias para atuar junto às crianças com deficiência. O estudo mostra quais os processos de aprendizagem que possibilitam ao educando com deficiência visual desenvolver suas potencialidades alcançando o sucesso escolar e pessoal. Foi realizado um paralelo entre duas escolas, uma inclusiva e outra especial,identificando em qual delas os alunos com deficiência visual obtém maior desenvolvimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniela Ferraz do Carmo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2015). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Colégio Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação

Published

2016-08-19

Issue

Section

RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC