O LUGAR DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: contribuições da sociologia da infância e da psicologia histórico-cultural as pesquisas nesse campo

Autores

  • Lenise Maria Ribeiro Ortega Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC

Palavras-chave:

Educação Infantil. Interações sociais. Sociologia da Infância. Psicologia Histórico-Cultural. Vygotsky.

Resumo

Este trabalho discute a importância das interações sociais no contexto da Educação Infantil. Para tanto, analisamos os principais documentos norteadores publicados pelo MEC a fim de verificar que lugar eles atribuem às interações sociais. Concluímos que todas as publicações consideram as interações como centrais para o desenvolvimento integral das crianças. Realizamos então um levantamento de teses e dissertações que se dedicaram a algum aspecto das interações sociais na Educação Infantil e verificamos que o número de pesquisas sobre o tema ainda é pequeno se comparado à sua relevância. Constatamos também que a Sociologia da Infância e a Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski fundamentaram a maior parte dessas pesquisas. Desse modo, na última seção do artigo sintetizamos as principais contribuições dessas correntes teóricas no que diz respeito à importância das interações sociais na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenise Maria Ribeiro Ortega, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC

icenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1991) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998). É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas - PUCMinas e possui Estudos Avançados (primeira etapa do doutorado) em Ciências da Educação pela Universidad de Extremadura (2000-2003). Tem significativa experiência na docência e na assessoria pedagógica do Ensino Superior, em cursos da graduação e da pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, na área da Educação. Atualmente, é Professora do Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Educação, da PUCMinas, membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia e do Núcleo de Apoio Pedagógico - Naped na mesma Instituição. Concentra seus estudos e pesquisas nas áreas de Tecnologias, Ciências e Educação, Formação Docente, Métodos de Ensino.

Downloads

Publicado

2016-08-19

Edição

Seção

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS