O LUGAR DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: contribuições da sociologia da infância e da psicologia histórico-cultural as pesquisas nesse campo
Palavras-chave:
Educação Infantil. Interações sociais. Sociologia da Infância. Psicologia Histórico-Cultural. Vygotsky.Resumo
Este trabalho discute a importância das interações sociais no contexto da Educação Infantil. Para tanto, analisamos os principais documentos norteadores publicados pelo MEC a fim de verificar que lugar eles atribuem às interações sociais. Concluímos que todas as publicações consideram as interações como centrais para o desenvolvimento integral das crianças. Realizamos então um levantamento de teses e dissertações que se dedicaram a algum aspecto das interações sociais na Educação Infantil e verificamos que o número de pesquisas sobre o tema ainda é pequeno se comparado à sua relevância. Constatamos também que a Sociologia da Infância e a Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski fundamentaram a maior parte dessas pesquisas. Desse modo, na última seção do artigo sintetizamos as principais contribuições dessas correntes teóricas no que diz respeito à importância das interações sociais na Educação Infantil.Downloads
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Publicado
2016-08-19
Edição
Seção
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
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