DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CONHECER PARA INTERVIR
Palavras-chave:
Deficiência intelectual. American Association on Intellectual and Developmental Disabilities- AAIDD. Abordagens funcionais. socioculturais do desenvolvimento.Resumo
Este artigo discute criticamente o conceito e a classificação de deficiência intelectual, segundo os atuais sistemas internacionais de classificação e diagnóstico de transtornos mentais, tendo em vista a intervenção educacional. Focaliza abordagens funcionalistas e socioambientais predominantes na área, com destaque para o modelo funcional e multidimensional da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD) - Sistema 2010. Considera a necessidade de ampliar a visão da deficiência intelectual sob enfoques socioculturais, dando ênfaseao sujeito e à subjetividade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-14
Edição
Seção
ARTIGOS/ARTICLES
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).