COLOCAÇÃO DO TRABALHADOR COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EMPRESA COM A METODOLOGIA DO EMPREGO APOIADO
Palavras-chave:
Emprego. Apoio. Emprego Apoiado. Inclusão. Trabalho. Oportunidades.Resumo
O texto tem como base uma prática da Metodologia do Emprego Apoiado, para viabilizar a inclusão laboral de pessoas com deficiência intelectual. A autora procura demonstrar a importância da Metodologia para ampliar as possibilidades de sucesso, uma vez que a mesma fortalece ações de defesa de direitos e busca da igualdade de oportunidades para a pessoa com deficiência. Afinal, o trabalho é oportunidade que não pode ser negada, com direito de escolha, tempo e condições de adaptação. É por meio do Emprego Apoiado, que a Equipe do Serviço de Educação, Encaminhamento, Acompanhamento e Supervisão Profissional (SEEASP), da APAE de Bauru, associada à Associação Brasileira de Emprego Apoiado (ABEA), atua com o principal propósito de apresentar a pessoa com deficiência às empresas, numa perspectiva diferente, evidenciando suas habilidades, mostrando seu potencial, como um colaborador valioso. A partir do trabalho, a pessoa, independentemente de ter ou não deficiência, se sente realizada feliz e produtiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).