A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE COMO INSTRUMENTO DE INTERPRETAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIANA APAE DE BAURU
Palavras-chave:
Avaliação. Deficiência. Classificação Internacional de Funcionalidade.Resumo
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 10% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência ou seja, mais de 20 milhões de brasileiros. Essas deficiências estão distribuídas entre deficiência intelectual 5%; física 2%; auditiva 1,5%; visual 0,5% e múltipla 1%. Na APAE de Bauru, todos os usuários encaminhados aos serviços de saúde passam necessariamente por avaliação da equipe multidisciplinar. Os usuários encaminhados ao serviço de reabilitação intelectual são avaliados, para determinar a presença ou não da deficiência. A escala Vineland é mundialmente utilizada para avaliar o comportamento adaptativo das pessoas, o que, associado com testes de inteligência, serve como critério para determinar o diagnóstico de deficiência intelectual. Esta pesquisa teve por objetivo descrever os resultados encontrados pela aplicação da escala Vineland, no comportamento adaptativo de 44 usuários encaminhados com suspeita de deficiência intelectual, entre os meses de março de 2015a junho de 2016, avaliando o domínio comunicacional, o domínio das atividades de vida cotidiana e o domínio de socialização.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).