A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA PARA O SUCESSO DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MERCADO FORMAL DE TRABALHO.
Palavras-chave:
Pessoa com deficiência intelectual. Família. trabalho.Resumo
Este artigo discute a influência da família para o sucesso da inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado formal de trabalho sob a perspectiva das fases pela quais passam as mães a partir da descoberta da deficiência dos seus filhos (as). Para tanto foram realizadas entrevistas com 21 mães de pessoas com deficiência intelectual cujos filhos (as) estão a mais de quatro anos empregados na mesma empresa. As análises mostram que é fundamental a forma como essas mães reagem em relação à deficiência dos seus filhos (as), bem como a importância da relação mãe-filho (a) para o ingresso e permanência dessas pessoas nas empresas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).