DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: FATORES GENÉTICOS E NEUROCOGNITIVOS
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro autista. Deficiência Intelectual. Neurogenética.Resumo
Os transtornos do neurodesenvolvimento possuem demandas para investigações que favoreçam o avanço nas técnicas de diagnóstico e intervenção. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam especificidades clínicas, caracterizadas pela variabilidade da tríade sintomatológica, déficits de habilidades sociais, linguagem/comunicação e distúrbios de comportamento. Os sintomas clínicos possuem convergência com os déficits de funções executivas, correlacionados com alterações do córtex pré-frontal. As principais funções que apresentam déficits são: atenção, flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e planejamento. Diante de tais demandas científicas e sociais, o presente trabalho foi elaborado, para apresentar uma revisão, demonstrando a importância de pesquisas que investiguem os aspectos genéticos e neurocognitivos do TEA, com a finalidade de contribuir melhor com o perfil e com procedimentos de avaliação e reabilitação.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).