OS ENFOQUES DA VIOLÊNCIA NA REVISTA NOVA ESCOLA

Autores

  • Lucio Alves de Barros Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Caio César Sousa Marçal .

Palavras-chave:

Mídia, Violência, Educação, Revista Nova Escola

Resumo

O fenômeno da violência nas escolas, desde o final dos anos de 1980, vem fazendo parte das manchetes dos jornais mais e menos sensacionalistas, das revistas direcionadas ao grande público ou ao leitor mais atento, das reportagens editadas das redes de televisão, do rádio e da internet. A pesquisa em questão interroga a Revista Nova Escola, o periódico educacional de maior circulação no Brasil, enfoca o tema da violência no âmbito escolar. A pesquisa foi qualitativa e de natureza descritiva, analisou as reportagens, notícias, editoriais, artigos e entrevistas sobre a temática “violência e educação”,  nas edições publicadas em Janeiro de 2013 até Janeiro de 2015. Buscou-se assim como identificar as representações acerca da violência e descrever os conceitos, as dimensões e as categorias que o periódico elabora acerca da temática em questão. O trabalho aponta três enfoques (romantizado, conservador e realista) nas publicações avaliadas. Demonstra também que a revista ignora conceitos e categorias que as ciências sociais delineia sobre as violência e que pouco contribui para um debate qualificado sobre essa problemática.

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Biografia do Autor

Lucio Alves de Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais

Lúcio Alves de Barros possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  e doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor efetivo da Faculdade de Educação (FAE/CBH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Caio César Sousa Marçal, .

Caio César Sousa Marçal é graduado em Pedagogia Pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. É especialista em Psicopedagogia e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes.

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Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES