OS ENFOQUES DA VIOLÊNCIA NA REVISTA NOVA ESCOLA
Palavras-chave:
Mídia, Violência, Educação, Revista Nova EscolaResumo
O fenômeno da violência nas escolas, desde o final dos anos de 1980, vem fazendo parte das manchetes dos jornais mais e menos sensacionalistas, das revistas direcionadas ao grande público ou ao leitor mais atento, das reportagens editadas das redes de televisão, do rádio e da internet. A pesquisa em questão interroga a Revista Nova Escola, o periódico educacional de maior circulação no Brasil, enfoca o tema da violência no âmbito escolar. A pesquisa foi qualitativa e de natureza descritiva, analisou as reportagens, notícias, editoriais, artigos e entrevistas sobre a temática “violência e educação”, nas edições publicadas em Janeiro de 2013 até Janeiro de 2015. Buscou-se assim como identificar as representações acerca da violência e descrever os conceitos, as dimensões e as categorias que o periódico elabora acerca da temática em questão. O trabalho aponta três enfoques (romantizado, conservador e realista) nas publicações avaliadas. Demonstra também que a revista ignora conceitos e categorias que as ciências sociais delineia sobre as violência e que pouco contribui para um debate qualificado sobre essa problemática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-11
Edição
Seção
ARTIGOS/ARTICLES
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).