ARTE E O ACORDO ORTOGRÁFICO
Palavras-chave:
Interarte, Educação, OrtografiaResumo
Resumo
O presente artigo busca relatar uma experiência da interarte com a ortografia, vivenciada junto a comunidade escolar da E. M. Paulo Cezar Cunha, 2012, no município de Contagem, MG. Experiência oriunda da problemática que exigia de todos os profissionais envolvidos com o ensino aprendizagem dos discentes, uma ação coletiva e pedagógica. Como ensinar as novas regras do Acordo Ortográfico de uma maneira prazerosa e educativa? Depois de vários debates entre os profissionais da educação e os aprendizes, a ideia de executar um projeto interdisciplinar, tendo o Novo Acordo Ortográfico como tema central, foi o escolhido. Damos ênfase a uma metodologia calcada na interarte entre as relações visuais e teatrais, para chamar a atenção de uma maneira diferenciada para o Acordo Ortográfico. O objetivo era consentir aos alunos um ensino aprendizado, através de uma experiência estética que provocasse uma eficácia educacional entre sujeito e objeto. Os alunos ao se depararem com uma metodologia interdisciplinar, interacionista e multieducacional, tiveram a oportunidade de se perceber como sujeito construtor do seu saber, capaz de ensinar e aprender em coletivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).