ARTE E O ACORDO ORTOGRÁFICO

Authors

  • Joaquim Pires Reis UFSJ

Keywords:

Interarte, Educação, Ortografia

Abstract


Resumo


O presente artigo busca relatar uma experiência da interarte com a ortografia, vivenciada junto a comunidade escolar da E. M. Paulo Cezar Cunha, 2012, no município de Contagem, MG.  Experiência oriunda da problemática que exigia de todos os profissionais envolvidos com o ensino aprendizagem dos discentes, uma ação coletiva e pedagógica. Como ensinar as novas regras do Acordo Ortográfico de uma maneira prazerosa e educativa? Depois de vários debates entre os profissionais da educação e os aprendizes, a ideia de executar um projeto interdisciplinar, tendo o Novo Acordo Ortográfico como tema central, foi o escolhido. Damos ênfase a uma metodologia calcada na interarte entre as relações visuais e teatrais, para chamar a atenção de uma maneira diferenciada para o Acordo Ortográfico. O objetivo era consentir aos alunos um ensino aprendizado, através de uma experiência estética que provocasse uma eficácia educacional entre sujeito e objeto. Os alunos ao se depararem com uma metodologia interdisciplinar, interacionista e multieducacional, tiveram a oportunidade de se perceber como sujeito construtor do seu saber, capaz de ensinar e aprender em coletivo. 

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Author Biography

Joaquim Pires Reis, UFSJ

Mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (UFSJ); Lato Senso em Arte Educação (PUC/Minas) e PIGEAD (UFF); Graduação em Artes Cênicas (UFOP). Professor de Artes na E. M. Paulo Cezar Cunha (Contagem) e E. M. Frei Edgard Groot (Betim). Dramaturgo e romancista. Tel. (31) 995822926 tempobomhoje@hotmail.com

Published

2018-11-19

Issue

Section

ARTIGOS/ARTICLES