FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR NA ORGANIZAÇÃO DO PODER LOCAL EM MINAS GERAIS

Autores

  • Lívia Magalhães Mourão Ribeiro Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Formação Docente. Microrregião dos Inconfidentes. Demandas da EJA.

Resumo

A escolarização da população jovem e adulta brasileira se torna um direito a partir da CF de 1988. A LDB de 1996 a reconhece como modalidade de ensino. O público dessa modalidade têm particularidades diversas. Faz sentido pensar na formação do educador da EJA pois, um ensino de qualidade demanda profissionais preparados. É no contexto do direito a uma educação de qualidade que realizamos a pesquisa qualitativa intitulada “A Formação do Educador da EJA na Região dos Inconfidentes”. A proposta é a continuidade de estudos realizados nos últimos anos com objetivo de conhecer o processo de formação do educador da EJA, as especificidades que a caracterizam, a atuação docente e as diretrizes do poder local dos cinco municípios. Os dados coletados consistem em análise documental, observações de aulas e entrevistas. Verificou-se que todos os docentes pesquisados possuem Graduação e Especializações fora do campo da EJA e a  formação continuada têm sido a formação inicial pois não tiveram contato com a EJA durante a graduação.. Diante dos resultados procura-se identificar padrões de práticas da organização do trabalho escolar e a formação do educador da EJA ao nível da microrregião e explorar as exigências que essas práticas fazer aos cursos de formação continuada de educadores da EJA.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Magalhães Mourão Ribeiro, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto

Downloads

Publicado

2019-05-20

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES