FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR NA ORGANIZAÇÃO DO PODER LOCAL EM MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Formação Docente. Microrregião dos Inconfidentes. Demandas da EJA.Resumo
A escolarização da população jovem e adulta brasileira se torna um direito a partir da CF de 1988. A LDB de 1996 a reconhece como modalidade de ensino. O público dessa modalidade têm particularidades diversas. Faz sentido pensar na formação do educador da EJA pois, um ensino de qualidade demanda profissionais preparados. É no contexto do direito a uma educação de qualidade que realizamos a pesquisa qualitativa intitulada “A Formação do Educador da EJA na Região dos Inconfidentes”. A proposta é a continuidade de estudos realizados nos últimos anos com objetivo de conhecer o processo de formação do educador da EJA, as especificidades que a caracterizam, a atuação docente e as diretrizes do poder local dos cinco municípios. Os dados coletados consistem em análise documental, observações de aulas e entrevistas. Verificou-se que todos os docentes pesquisados possuem Graduação e Especializações fora do campo da EJA e a formação continuada têm sido a formação inicial pois não tiveram contato com a EJA durante a graduação.. Diante dos resultados procura-se identificar padrões de práticas da organização do trabalho escolar e a formação do educador da EJA ao nível da microrregião e explorar as exigências que essas práticas fazer aos cursos de formação continuada de educadores da EJA.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).