FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR NA ORGANIZAÇÃO DO PODER LOCAL EM MINAS GERAIS

Authors

  • Lívia Magalhães Mourão Ribeiro Universidade Federal de Ouro Preto

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos. Formação Docente. Microrregião dos Inconfidentes. Demandas da EJA.

Abstract

A escolarização da população jovem e adulta brasileira se torna um direito a partir da CF de 1988. A LDB de 1996 a reconhece como modalidade de ensino. O público dessa modalidade têm particularidades diversas. Faz sentido pensar na formação do educador da EJA pois, um ensino de qualidade demanda profissionais preparados. É no contexto do direito a uma educação de qualidade que realizamos a pesquisa qualitativa intitulada “A Formação do Educador da EJA na Região dos Inconfidentes”. A proposta é a continuidade de estudos realizados nos últimos anos com objetivo de conhecer o processo de formação do educador da EJA, as especificidades que a caracterizam, a atuação docente e as diretrizes do poder local dos cinco municípios. Os dados coletados consistem em análise documental, observações de aulas e entrevistas. Verificou-se que todos os docentes pesquisados possuem Graduação e Especializações fora do campo da EJA e a  formação continuada têm sido a formação inicial pois não tiveram contato com a EJA durante a graduação.. Diante dos resultados procura-se identificar padrões de práticas da organização do trabalho escolar e a formação do educador da EJA ao nível da microrregião e explorar as exigências que essas práticas fazer aos cursos de formação continuada de educadores da EJA.

 

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Author Biography

Lívia Magalhães Mourão Ribeiro, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto

Published

2019-05-20

Issue

Section

ARTIGOS/ARTICLES