A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO:
perfil de alunos, professores e as tecnologias dentro e fora da sala de aula no século XXI
Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação contribuíram para o surgimento de uma nova concepção de escola, de ensino e consequentemente uma profunda revisão das Instituições de Ensino Superior, que se propõem a formar professores. A proposta deste trabalho destina-se a investigar ferramentas e objetos úteis à educação com utilização das tecnologias, além de analisar a evolução da sociedade na era do conhecimento e as mudanças nos perfis do educador e educando, sendo estas mudanças fundamentais para implantação das tecnologias na educação. Teve como método de abordagem o método indutivo, pois parte da análise de dados e experiências particulares, com pesquisa bibliográfica e digital em sites e plataformas especializadas em educação. Constatou-se que as tecnologias revolucionaram o ensino e mudaram a concepção sobre escolas, professores e alunos, e a própria sociedade. Essas tecnologias educacionais não são ferramentas que salvam educadores dos problemas educativos e sim agregam valor, desmistificando o conhecimento e democratizando seu acesso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).