ENEM EM TEMPOS DE PANDEMIA
a evidente desigualdade do Sistema Educacional Brasileiro
Resumo
O presente artigo apresenta uma análise crítica do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como um instrumento de acesso ao Ensino Superior brasileiro em tempos de pandemia. A partir do pressuposto da manutenção de fórmulas seletivas e elitistas para o acesso ao Ensino Superior, pretende-se desvelar como esses mecanismos são impotentes para a realização da justiça social e redução de desigualdades educacionais. Com o fechamento das escolas, em razão do isolamento social, aumentam as desigualdades de condições para a preparação do ENEM. Dessa forma, a pandemia torna evidente como a educação escolarizada no país é alicerçada num sistema excludente e, ainda, revela como o ENEM soma-se na promoção deste sistema. Concluímos que é necessário desvelar um projeto de educação pautado no treinamento de alunos em prol de bons resultados obtidos no ENEM e exibidos anualmente pelas instituições particulares de ensino, e, portanto, antes de ser um instrumento de justiça social tornasse elemento que sustenta a falácia do mito meritocrático.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).