INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Inclusão e acessibilidade são termos muito comuns na Educação Especial. No cenário atual de pandemia, evidenciamos a inclusão e acessibilidade digital, das tecnologias de informação e comunicação (TICs), ou seja, do acesso aos ambientes virtuais. Este trabalho relata as dificuldades encontradas para o desenvolvimento das práticas educativas, com os alunos com necessidades especiais (NEE), atendidos na Sala de Recursos de uma escola estadual, localizada no município de Niterói/RJ, visto que, a universalidade na questão do ensino, na modalidade que está sendo oferecida, torna-se excludente para os que não têm acesso a equipamentos eletrônicos e à internet. As desigualdades nos diversos âmbitos da Educação existem, porém tornaram-se mais evidentes as sociais com a questão tecnológica. E neste primeiro trimestre de isolamento social, as ações da professora da sala de recursos focaram-se na interação com o discente e sua família, a fim de acompanhar o acesso às propostas colocadas na plataforma pelos professores da turma e o desenvolvimento destas, para melhor adequar as questões curriculares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).