PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E SEUS IMPACTOS NA ÁREA EDUCACIONAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar duas temáticas muito atuais e que mantêm entre si uma grande interlocução e que se consubstancia na Pandemia do Coronavírus, COVID-19, que vem impactando, de forma avassaladora, pessoas de diferentes continentes, e de todos os países. Como se sabe, as pessoas mais velhas têm maiores possibilidades de serem infectadas, sobretudo, se tiverem comorbidades, contudo, vem se constatando que o referido vírus vem, também, infectando pessoas mais jovens e sadias. Na atualidade, o Brasil se tornou o epicentro da Pandemia, devido, especialmente: às condições precárias, nas quais vive a maioria da população, amontoada em barracos, muitas vezes sem saneamento básico e água potável; à falta de um líder nacional, que deveria se constituir como um presidente que orientasse, dirigisse, controlasse a população, para que tomasse as medidas necessárias, para minimizar e/ou extinguir a Pandemia. Nesse contexto, hodierno, o número tanto dos infectados, quanto dos brasileiros que morrem devido ao COVID-19 vem aumentando de um modo avassalador. Na área educacional, as aulas presenciais vêm sendo substituídas pelas aulas remotas. O ensino remoto tem sido a alternativa viável para o momento histórico para os diversos países afetados pelo COVID-19. Contudo, no Brasil, a implementação, o uso do ensino remoto, tem como maior dificuldade a realidade de um número significativamente reduzido, mesmo no âmbito do Ensino Superior, de alunos que têm acesso às tecnologias digitais, conforme dados do PNAD/IBGE.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).