PODCASTS
ferramenta pedagógica de aproximação entre extensionistas e recuperandos da APAC de Santa Luzia, na pandemia
Resumo
Este artigo é resultado do trabalho de equipe no Projeto de Extensão: Deus é para Todos, do Curso de Filosofia, pertencentes ao Programa (A) penas Humanos da Proex da PUC Minas, que atua na APAC em Santa Luzia cuja intenção é de apresentar podcasts como ferramenta pedagógica de aproximação entre os extensionistas e os recuperandos desse sistema prisional na Pandemia da Covid-19. O conteúdo temático desenvolvido nestes arquivos digitais versa sobre o Amor e o Tempo, embasado em concepções filosóficas e teológicas, narrado por dois alunos extensionistas do referido projeto. O objetivo central deste trabalho é de examinar os modos de dizer dos narradores dos podcasts no que toca às evidencias linguístico-discursivas que desvelam a heterodiscursividade da linguagem em relação aos movimentos dialógicos ligados à amorosidade e à temporalidade em um momento de imposição de isolamento social decorrente desta Pandemia, em todo o Brasil. Nesta produção assumiu-se a orientação metodológica da pesquisa narrativa e de relato de experiência, de cunho qualitativo, para demonstrar índices discursivos deixados pelos sujeitos narradores no texto/discurso gravados nos arquivos digitais, substancialmente carregados por relações valorativas entre atores envolvidos. Com este estudo, pode-se explicitar que a construção dos podcasts reflete o trabalho do sujeito com e sobre a língua, com e sobre o discurso, constituindo-se um modo de dizer revelador de como o isolamento social imposto pela Covid-19 os atravessou e afetou suas identidades como partícipes do Projeto, mas não os deixou sem esperança e, por isso, disseram, narram sobre o Amor e o Tempo, a fim de que os recuperandos, em cumprimento de pena, conseguissem ouvir estas vozes do outro disposto a acolhê-los como irmãos, ainda que distantes presencialmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).