“SAUDADES DE TUDO DE TODOS”
um olhar sobre as interações entre famílias, crianças e o professor de uma turma da Educação Infantil pelo WhatsApp em tempos de isolamento social
Resumo
Este texto tem por objetivo relatar algumas percepções das famílias e do professor de uma turma de Educação Infantil quanto ao desenvolvimento de vivências com as crianças da turma durante o período de pandemia através do grupo de WhatsApp. O relato apresenta uma fundamentação teórica destacando a importância da ação conjunta entre família e Educação Infantil para o desenvolvimento das crianças, bem como apresenta como foram planejadas e desenvolvidas ações de interação entre professor, familiares e crianças. Conclui-se que o grupo do WhatsApp foi importante para manter o contato entre a família e a instituição de Educação Infantil. Por meio do grupo, as famílias mostraram-se preocupadas com o desenvolvimento das crianças, bem como encontraram uma oportunidade de externar seus sentimentos, preocupações e atividades que desenvolvem com as crianças dentro de suas casas. Faz-se necessário pensar outras formas de interação paralelas para incluir outras famílias que não possuem WhatsApp e garantir a participação de todas as crianças em dinâmicas de interação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).