COORDENADOR PEDAGÓGICO:
desafios da sua prática em tempo de pandemia na rede estadual de educação
Resumo
O ano letivo de 2020 foi interrompido pela pandemia da COVID-19. Dessa forma, os sistemas públicos de ensino e as escolas da rede privada, seguindo as recomendações e diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde), suspenderam as aulas e assumiram as atividades não presenciais para estudantes e trabalho remoto para os profissionais da educação. Neste novo contexto mundial, surgem, então, vários questionamentos, dentre as quais: Qual seria o papel que o coordenador pedagógico deve exercer, em relação às estratégias pedagógicas, para o enfrentamento da pandemia? É preciso considerar: a formação docente no que tange às ferramentas digitais educacionais; as situações de acesso dos estudantes ao ambiente virtual; a qualidade de material a ser disponibilizado aos estudantes; o acompanhamento das atividades dos estudantes e dos profissionais de educação, dentre outras. Várias diretrizes para o trabalho remoto, para as atividades não presenciais foram estabelecidas, tanto pelo Conselho Nacional de Educação, quanto pelas Secretarias Estadual e Municipal de Educação. Especificamente, a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte está iniciando a discussão com as escolas, a fim de definirem as ferramentas mais adequadas a cada realidade da escola, levando em consideração as especificidades das comunidades em que as escolas estão inseridas.
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O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
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3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).