O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NASCIDA PRÉ-TERMO OU PREMATURAS
Resumo
O presente trabalho tem o intuito de fornecer informações sobre o desenvolvimento e as complicações surgidas devido à prematuridade e à introdução de um novo material de avaliação para crianças de zero a cinco anos de idade, ADPSI, Avaliação do Desenvolvimento na Primeira e Segunda Infância. O desenvolvimento é um processo contínuo de aprendizagem e resultante de genética (intrínseca), nutrição (social), ambiente (extrínseca) e adaptação frente a situações adversas (pessoais) sendo que, numa criança prematura, há uma grande gasto energético e nutricional após o nascimento, o que lhes torna muito difícil alcançar os parâmetros de normalidade de crescimento.
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O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).