OFICINA DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Casa do Aprender PUC Minas

Autores

  • Ana Carolina da Silva Abranches Gonçalves
  • Andreia Aparecida Costa
  • Nivânia Maria de Melo Reis

Resumo

O presente trabalho pertence ao eixo temático que envolve tecnologia e educação, no qual será abordada a tecnologia assistiva, seus produtos, recursos, métodos, estratégias, práticas e serviços, que promovem a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência, seja na comunidade, seja na escola ou no trabalho. Quando trabalhamos com pessoas com necessidades especiais, faz-se necessário desenvolver um trabalho que atenda à diversidade existente nesse contexto. Para tanto, precisamos trabalhar utilizando metodologias, técnicas e ferramentas que compensem déficits e necessidades (CONFORTO et al., 2010). As tecnologias de informação e comunicação fazem parte de uma importante categoria de ferramentas, e, associadas a uma metodologia adequada, podem se tornar aliadas importantes no processo de inclusão. Tecnologias digitais, especialmente as ferramentas de comunicação e informação, potencializam a compreensão multissensorial da realidade e instituem novas interfaces para o ensinar e o aprender, diferenciando-se das que tradicionalmente estruturaram o processo educativo (CONFORTO et al., 2010).

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Publicado

2020-12-14