OFICINA DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Casa do Aprender PUC Minas
Resumo
O presente trabalho pertence ao eixo temático que envolve tecnologia e educação, no qual será abordada a tecnologia assistiva, seus produtos, recursos, métodos, estratégias, práticas e serviços, que promovem a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência, seja na comunidade, seja na escola ou no trabalho. Quando trabalhamos com pessoas com necessidades especiais, faz-se necessário desenvolver um trabalho que atenda à diversidade existente nesse contexto. Para tanto, precisamos trabalhar utilizando metodologias, técnicas e ferramentas que compensem déficits e necessidades (CONFORTO et al., 2010). As tecnologias de informação e comunicação fazem parte de uma importante categoria de ferramentas, e, associadas a uma metodologia adequada, podem se tornar aliadas importantes no processo de inclusão. Tecnologias digitais, especialmente as ferramentas de comunicação e informação, potencializam a compreensão multissensorial da realidade e instituem novas interfaces para o ensinar e o aprender, diferenciando-se das que tradicionalmente estruturaram o processo educativo (CONFORTO et al., 2010).
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O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).