NEURODESENVOLVIMENTO E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Resumo
A presença de um ambiente rico em estímulos na primeira infância é crucial para o desenvolvimento cerebral e a aquisição de linguagem, pois é nesse período de 0-3 anos que a plasticidade neural está no seu ápice, sendo importante uma estimulação específica para que não comprometa o desenvolvimento das áreas específicas do córtex. Este artigo sumariza aspectos essenciais para o desenvolvimento cerebral em nível funcional e estrutural, ressaltando a importância e os efeitos da presença de estímulos durante o período crítico. Também é apresentada uma introdução ao desenvolvimento cerebral relacionado à aquisição da linguagem, ressaltando a importância do vocabulário receptivo e de como o nível sócio-econômico dos pais impacta a compreensão da linguagem oral da criança.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).