INCLUSÃO ESCOLAR E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM:

um desafio real

Autores

  • Ângela Matilde Soares
  • Ariane Almeida Rolim

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais nas escolas regulares, com o propósito de analisar as dificuldades que estas enfrentam com a diversificação do seu público. Reflexões como: o que é de fato a inclusão e o que leva as pessoas a terem entendimentos e significados tão diferentes a respeito dessa proposta, fundamentam as reflexões aqui apontadas, com o objetivo de contribuir para uma prática menos segregacionista e menos preconceituosa. Discutir sobre inclusão escolar pressupõe repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar as concepções e ressignificar o processo de construção de todo o indivíduo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temática. É necessária uma mudança de paradigma dos sistemas educacionais. A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade. Partindo desse princípio, o presente artigo pretende, através da pesquisa bibliográfica, provocar uma análise e reflexão a respeito da inclusão, levando em conta os paradigmas conceituais.

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Publicado

2021-05-07

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES