INCLUSÃO ESCOLAR E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM:
um desafio real
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais nas escolas regulares, com o propósito de analisar as dificuldades que estas enfrentam com a diversificação do seu público. Reflexões como: o que é de fato a inclusão e o que leva as pessoas a terem entendimentos e significados tão diferentes a respeito dessa proposta, fundamentam as reflexões aqui apontadas, com o objetivo de contribuir para uma prática menos segregacionista e menos preconceituosa. Discutir sobre inclusão escolar pressupõe repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar as concepções e ressignificar o processo de construção de todo o indivíduo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temática. É necessária uma mudança de paradigma dos sistemas educacionais. A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade. Partindo desse princípio, o presente artigo pretende, através da pesquisa bibliográfica, provocar uma análise e reflexão a respeito da inclusão, levando em conta os paradigmas conceituais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).