A GESTÃO EDUCACIONAL E A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM:
diante do contexto pandêmico
Resumo
O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre a gestão educacional no contexto da pandemia e a importância da tecnologia no ambiente escolar. Metodologicamente, o presente estudo tem caráter exploratório-descritivo, visto que permite classificar, observar e descrever. Justificou-se porque o gestor educacional é um profissional articulador e um líder dentro da instituição de ensino, tendo como um dos objetivos fundamentais pensar nas possibilidades coletivas que permeiam o fazer educacional, demonstrar que é necessário que o gestor da escola deve agir sobre as novas perspectivas de educação, construir e reconstruir caminhos e possibilidades para a aprendizagem significativa dos estudantes. Por isso, a gestão escolar precisa estar conectada com o tempo vivido, considerando os aspectos legais da educação, as políticas de acessibilidade e a universalização do ensino. Neste trabalho, expõem-se algumas das grandes dificuldades encontradas pelo gestor escolar em decorrência da pandemia bem como a dimensão e a elaboração do ensino híbrido dentro das instituições, evidenciando os desafios encontrados pelos docentes para a execução dessa modalidade de ensino. Apresentam-se argumentos sobre os desafios e, principalmente, a importância da tecnologia dentro das instituições escolares para favorecer a aprendizagem dos alunos.
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O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
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3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).