NO “CHÃO” DA ESCOLA REMOTA:
quando um professor universitário quer saber o que é ser pedagogo
Resumo
Reconhecendo a importância da reflexão teórica e academicamente sustentada referente ao planejamento docente em Educação Infantil, o presente artigo relata uma experiência de estágio de um professor universitário que retorna para a realidade escolar. Esse retorno visando uma formação complementar e uma segunda habilitação profissional, objetivou um “mergulho” nos estudos do campo da Pedagogia, dos documentos orientadores da educação nacional, refletidos por pensadores e autores que auxiliaram nas decisões conceituais e pedagógicas trilhadas. Se o ato de planejar uma sequência de aulas é parte fundamental e ética de um professor, refletir sobre a prática pedagógica constitui um ato fundante na definição com que busco me identificar, ou seja, um professor pesquisador. A experiência academicamente relatada no presente artigo diz respeito ao estágio obrigatório na disciplina de Estágio no curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, efetivado em uma escola municipal durante o mês de abril de 2021. Objetivando uma análise sobre a experiência, compartilhar caminhos didáticos e opções didático-pedagógicas, o presente artigo se apresenta como um salto reflexivo de uma prática no campo da Pedagogia, materializando um sonho antigo de trilhar o caminho de uma segunda licenciatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).