A POSSÍVEL QUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE TECNICISMO PEDAGÓGICO E A PERDA DA CULTURA ESCOLAR COMO ELEMENTO COMUM A TODOS*
Resumo
Este ensaio propõe compreender o conceito de qualidade na educação nas interfaces que se estabelecem com a cultura escolar. Isso se justifica como objeto de estudo pelo fato do predomínio da concepção tecnicista de ensino que se impõe no campo escolar numa determinada concepção de qualidade na educação, mas que aliena e precariza os processos formativos ao subordinar os sujeitos aos instrumentos de ensino. O método utilizado tem como proposição a Filosofia da Educação, para analisar a cultura escolar como elemento comum a todos em que a transmissão do conceito prevalece como ponto organizador da dinâmica de funcionamento da unidade escolar. Conclui-se como resultado obtido neste ensaio que a qualidade na educação não será alcançada enquanto a partilha do que é comum a todos no campo da cultura escolar não se apresentar como foco central em termos de proposição de política educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).