PEDAGOGIA HOSPITALAR:
análise da sua inserção em projetos pedagógicos dos cursos das instituições federais e estaduais paulistas de ensino superior
Resumo
Os avanços no segmento da pedagogia hospitalar acabaram sendo uma grande conquista. A pedagogia hospitalar oferece atendimento pedagógico à criança e ao jovem em condição de enfermidade, sendo também importante aporte para a família e até mesmo para o prognóstico do paciente. Por essa razão, a capacitação para atender dentro dessa área é de extrema relevância e necessidade. Desse modo, a presente investigação teve como objetivo identificar se a área da pedagogia hospitalar está contemplada nos projetos pedagógicos curriculares (PPC) dos cursos de graduação em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior (IES) estaduais e federais instaladas no estado de São Paulo. Para a condução deste estudo, utilizou-se a pesquisa documental desses PPC, tendo sido avaliado se havia a presença de pelo menos um dos termos “hospitalar’’ e/ou ‘’hospital’’ e/ou pelo menos um dos seus respectivos plurais e como tem sido constituída essa temática nos cursos de Pedagogia dessas IES. Após as verificações, foi possível identificar que sete dos dezoito cursos encontrados apresentaram algum dos termos ao longo dos seus respectivos PPC, sendo que um deles o apresentou dentro de uma disciplina específica da área, dois no conteúdo programático, quatro em bibliografias, três na parte de estágios, um na parte de locais de trabalho e um no local que menciona que o estudante deve desenvolver capacidades de avaliar programações que envolvam hospitais. Diante dos achados, foi constatado que, mesmo que a pedagogia hospitalar apresente demandas específicas de conhecimentos para atendimento em âmbito hospitalar, ela não é tratada na maioria dos PPC das IES avaliadas e que, quando tratada, aparece de forma bastante tímida. A exceção é a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) do Câmpus Guarulhos, que, ao ouvir os estudantes durante a reformulação, identificou a necessidade da inserção de uma unidade curricular envolvendo o assunto. Além disso, nesse PPC há relatos de que a chegada de novos docentes propiciou a ampliação de temáticas. Também foi verificado que o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) do Câmpus Campos do Jordão menciona a pedagogia hospitalar como parte da disciplina que envolve o ensino-aprendizagem em ambientes fora da escola regular. Diante do contexto, sugere-se que em reformulações futuras as IES que não tratam do assunto revisitem a importância e a necessidade da inserção da temática em seus PPC, de forma a capacitar os profissionais para melhor atuar no âmbito hospitalar, considerando as especificidades desse ambiente de trabalho, onde a função do pedagogo é de extrema relevância, sobretudo para as crianças e adolescentes hospitalizados em períodos de média a longa duração.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).