O QUE A PANDEMIA NOS TEM “ENSINADO” SOBRE A ESCOLA, SEUS SUJEITOS E A INCLUSÃO?
Resumo
O presente ensaio visa a analisar os conceitos apresentados no livro “A cruel Pedagogia do Vírus”, de Boaventura de Sousa Santos, discutindo sobre o que a pandemia de Covid-19 nos tem “ensinado” sobre a escola, seus sujeitos e a inclusão. Apesar do novo coronavírus atingir a todos, isso não faz necessariamente com que ocorra promoção de ações e políticas públicas que fomentem a igualdade. A pandemia jogou luz para diversos problemas que já existiam. Além de destacar estas questões, a pandemia também tem se mostrado um período particularmente difícil para certas classes e setores sociais (em todos os temas que discutimos a pandemia e suas consequências, encontramos este fenômeno: a desigualdade social e a inclusão).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).