OFICINAS DE FORMAÇÃO EM PALHAÇARIA HOSPITALAR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PALHAÇO:
um relato de experiência
Resumo
O presente relato busca analisar de forma descritiva os aspectos abordados em oficinas de formação em palhaçaria, que são cruciais para a formação e desempenho de um palhaço de hospital, trazendo a experiência do Projeto PUC Dá Alegria na capacitação dos extensionistas. Este relato de experiência das oficinas de formação em palhaçaria do Projeto foi alicerçado em pesquisa nas bases de dados, relatos de casos e livros relevantes na área. O palhaço do ambiente hospitalar deve saber lidar com inúmeras situações que abordam o aspecto psicológico e social de um paciente. A maneira de se comportar, a forma de se conseguir o riso, o processo de atuação e a transição entre os paradoxos cômicos são itens a serem explorados. A capacitação em palhaçaria fornece meios de aprimorar a imaginação do ator palhaço e seu comportamento perante os pacientes. Por isso, reforça-se a necessidade de voluntários e demais participantes participarem de oficinas, para uma melhor troca de aprendizado e experiências, que configurem a identidade do palhaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).