INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR:
desafios enfrentados pelos professores de educação física antes e durante a pandemia da COVID-19
Resumo
O presente estudo investigou a realidade de nove professores de educação física escolar, recrutados pelas redes sociais Facebook e Instagram, buscando entender a visão deles sobre a inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física escolar antes e durante a pandemia da COVID-19. Um questionário semiestruturado foi desenvolvido com o objetivo de avaliar questões relacionadas à caracterização do participante do estudo e sua formação; seu olhar sobre o estudante atendido; o apoio pedagógico e o ambiente escolar; a acessibilidade, espaço físico e materiais e a educação física escolar durante a pandemia. O questionário foi aplicado via plataforma LimeSurvey e os dados foram analisados via estatística descritiva. Os resultados indicaram que há um descuido no atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais, que vai desde a falta de segurança dos profissionais pesquisados em trabalhar suas aulas com adaptações para estudantes com NEE, à falta de apoio da escola bem como de profissionais especializados para dar o suporte necessário, a falta de estrutura física e de materiais adaptados para a construção de ambiente mais propício ao estudante. Conclui-se que novas ofertas de capacitação, bem como melhora na estrutura das escolas e do apoio delas por meio de reuniões e contratações de profissionais auxiliares é de suma importância para melhorar o atendimento aos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).